Sem categoria

Pão do Povo da Rua distribui alimentação com dignidade a moradores de rua de São Paulo

Todos os dias, o chef Ricardo Frugoli, professor e pesquisador de gastronomia brasileira (fundador do Instituto de Pesquisa da Comida e Cultura Brasileiras), dirige uma cozinha industrial com voluntários – boa parte seus graduandos –, voltada ao propósito de combater a desnutrição de cidadãos em vulnerabilidade.  

Cerca de mil pães são distribuídos, possuindo quatro vezes mais nutrientes do que o francês comum, sabor acentuado por levar chocolate e entregues embalados. No kit também há fruta, água e chocolate quente. Eventualmente, como no Natal, são distribuídas refeições.

Frugoli conta que são empregadas todas as técnicas profissionais e o objetivo do projeto é ajudar a aliviar a fome e levar dignidade à população marginalizada. A iniciativa nasceu dentro de sua própria casa, porém após mais de 10 toneladas produzidas, seus equipamentos foram saturados e foi necessário buscar parcerias.

Recebeu a doação da cozinha industrial de um amigo também professor e firmou parceria com a Pastoral do Povo da Rua, entidade da Igreja Católica coordenada pelo Padre Julio Lancelotti, conhecido pelo trabalho nesse segmento, onde se instalou. A relação passou a ser de apoio mútuo.

O projeto sobrevive de doações e trabalho voluntário. São Paulo tem 30 mil pessoas em situação de rua e com a pandemia, a necessidade de ajuda aumentou. Desde o final de 2020, a Comedoria na Praça tem contribuído.

Doações podem ser feitas através de depósito bancário em: Banco Santander – agência 1717 – conta corrente 13000787-2 – Instituto de Pesquisa da Cozinha e da Cultura Brasileira – CNPJ 31.721.081/0001-42 – Pix: 31.721.081/0001-42.

Alimentos, voluntariado e divulgação também são bem vindos. O contato pode ser feito pelo whatsapp do chef Ricardo Frugoli (11-99595-9962) e pelas redes sociais @paodopovodarua (Instagram e Facebook).